Funcionalidades

Consultas

Consulta actual

Registo de dados da consulta: Sintomatologia, Exame Objectivo, Exames Complementares (manualmente ou por protocolo de Exames Complementares Recomendados) e Diagnósticos.

Emissão de Ficha de Aptidão(1) e de Ficha Informativa para o Trabalhador(2).

(1) – De acordo com o Modelo Oficial (Portaria n.º 299/2007 de 16 de Abril.
(2)
– Indicador de qualidade do Serviço de Medicina do Trabalho.

Os Sintomas e as Observações do Exame Objectivo são seleccionados por busca rápida em listas pré configuradas e configuráveis;

Os Exames Complementares e Exames Recomendados são seleccionados numa lista parametrizada em Configuração de Exames e permitem a emissão de Requisições;

Os Diagnósticos são registados de acordo com o CID-10 a 3 ou a 4 caracteres. Podem ser relacionados com doenças profissionais e acidentes de trabalho.

Consultas anteriores

Histórico dos registos de todos os exames de saúde efectuadas ao trabalhador com possibilidade de registo de resultados de Exames Complementares e podendo incluir imagiologia. Emissão de Ficha Clínica para o Trabalhador ou para Autoridades competentes.

É permitida aqui a emissão da Ficha Clínica(1) do Trabalhador que reúne todos os registos clínicos do Trabalhador:

  • Dados pessoais

  • Situação profissional

  • Hábitos

  • Antecedentes pessoais e familiares

  • Revisão de órgãos e aparelhos

  • Histórico de doenças e lesões

  • Histórico de acidentes de trabalho

(1) – Sujeita ao regime de segredo profissional e só podendo ser facultada às autoridades de saúde e aos médicos da Inspecção Geral do Trabalho. O Trabalhador tem direito a uma cópia, a seu pedido, quando deixar de prestar serviço na Empresa.

Anamnese

Hábitos (Check-List)

Hábitos alimentares, de higiene, álcool e medicamentos, tabaco e drogas de abuso, passatempos e todo o tipo de informação relevante e que possa influenciar a susceptibilidade do trabalhador aos efeitos de exposições a que possa estar sujeito.

Antecedentes Pessoais e Familiares (Check-List)

Acidentes de Trabalho

Histórico dos Acidentes de Trabalho e respectiva classificação de acordo com o exposto em termos de registo de Acidentes de Trabalho.

Doenças

Histórico de Doenças com datas de suspeita, confirmação e, caso aplicável, de eventuais doenças profissionais com absentismo, percentagens de incapacidade, indemnizações, etc.

Prescrições

Histórico com as prescrições de tratamentos.

Revisão de Órgãos e Aparelhos

Registo por “Check-List” com observações e/ou respostas a questionários referente a Órgãos e Aparelhos.

Dados Pessoais e Profissionais

Dados genéricos e situação ocupacional do Trabalhador (constantes da Ficha do Trabalhador), com acesso directo aos Riscos e Factores de Risco configurados para os Locais e Funções de Trabalho afectos ao Trabalhador, bem como das últimas avaliações efectuadas pelo Serviço de Segurança e Higiene.

Doenças

Abertura, registo de alterações e fecho de doenças e doenças profissionais.

Prescrições

Emissão de Receituário, com princípios activos, designações comerciais e genéricos.

Consultas de Enfermagem

Podem ser registadas autonomamente Consultas de Enfermagem. Estão ainda disponíveis funcionalidades para a participação dos Profissionais de Enfermagem nos registos da Ficha Clínica que sejam do seu âmbito de actuação na cooperação legalmente prevista com o Médico do Trabalho.

O registo de Vacinas e respectivas Doses também se encontra disponível.

 
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